Segunda reunião entre Sinpro/RS e Sinepe/RS será na terça, dia 15 de março

O encontro será às 14h, no auditório da Escola Monteiro Lobato (Andradas, 1180 – Centro, Porto Alegre).

Comunicação Sinpro/RS
Sinpro/RS e Sinepe/RS | Publicado em 11/03/2011


Ocorre nesta terça, 15, a segunda rodada de negociações entre o Sindicato dos Professores do Ensino Privado – Sinpro/RS – e o Sinepe/RS. O encontro será às 14h, no auditório da Escola Monteiro Lobato (Andradas, 1180 – Centro, Porto Alegre).

Os professores e técnicos administrativos do ensino privado gaúcho reivindicam 9% de reajuste salarial de 9% – índice composto pela inflação do período (6.36%) mais aumento real. A reivindicação é respaldada indicadores de crescimento sustentável da economia do país (7,5% em 2010), que têm reflexos favoráveis no ensino privado, bem como as contradições entre os reajustes das anuidades escolares e a reposição salarial dos professores. Na última década, as mensalidades escolares aumentaram, em média, 34% acima da inflação. Neste mesmo período, os salários dos professores, técnicos e administrativos aumentaram apenas 4%.

Também são destaques da pauta dos professores: a limitação de alunos por turma e a realização de oficinas para preservação do aparelho fonador, doenças ergonômicas e relacionadas ao estresse, entre outros. O documento foi elaborado em assembleia geral realizada em 21 cidades, entre 20 de outubro e 9 de novembro, com a mobilização de mais de 400 professores. As reivindicações foram entregues ao Sinepe/RS no final de novembro, dois meses após a apresentação da pauta preliminar, já com o pedido de aumento real dos salários e do levantamento que indica o crescimento sustentável da economia brasileira.

MOBILIZAÇÃO – Mais de 800 professores e técnicos administrativos participaram do Ato Estadual de Lançamento da Campanha Salarial 2011 no último dia 12, no Salão de Eventos São José, em Porto Alegre, e definiram uma agenda de mobilização em todo o Estado. Entre 13 de março a 2 de abril estão agendados atos em Passo Fundo, São Leopoldo, Santo ângelo, Pelotas, Lajeado, Santa Cruz, Ijui e Bento Gonçalves.

Dia 13, domingo, em Santa Cruz do Sul – manifestação dos professores no centro da Cidade;
Dia 19, sábado, em São Leopoldo e Novo Hamburgo – carreata;
Dia 20, domingo, em Porto Alegre, no Brique da Redenção – distribuição de material informativo da Campanha para a comunidade;
Dia 20, em Pelotas, na Praia do Laranjal – distribuição de material informativo para a comunidade.
Dia 20, em Santo Ângelo, na Praça do Brique – mateada;
Dia 23, quarta-feira, em Bento Gonçalves – distribuição de material UCS, a partir das 18h30min;
Dia 25, sexta-feira, em Lajeado, será distribuído material no Unishopping, no início da noite;
Dia 26, sábado, em Passo Fundo, acontecerá uma reunião-almoço;
No dia 20 de março, os professores realizam mobilização junto ao Brique da Redenção, em Porto Alegre, para distribuir materiais informativos para a comunidade.

DIA DO AUMENTO REAL NA ESCOLA
Os professores e técnicos administrativos também definiram por realizar o Dia do Aumento Real na Escola para acontecer no dia 28, quando farão manifestações nas instituições de ensino privado de todo o Estado.