Seminário debateu a Comunicação Sindical com diversas entidades

Edimar Blazina, jornalista do Sinpro/RS, apresentou os canais de comunicação e a estrutura de comunicação do sindicato, exemplo no meio sindical.

Comunicação Sinpro/RS
Seminário | Publicado em 11/08/2015


O 1º Seminário de Comunicação Sindical promovido pela FeteeSul teve o objetivo de trazer conhecimentos, além de proporcionar a troca de experiências aos profissionais e diretores dos sindicatos filiados à Federação. Realizado nesta terça-feira, 11, o encontro foi uma verdadeira aula para quem esteve presente. Na parte da manhã, o publicitário e especialista em marketing Fernando Waschenburger falou sobre o papel do jornalista no processo de comunicação dos sindicatos.

“Certamente, nos anos 80, quando muitos de nós já estávamos trabalhando no meio sindical, a forma de comunicar era bem diferente de hoje em dia. O importante é salientar que não perdemos o gosto pelo discurso, mas perdemos audiência”, comentou. Segundo ele, chegou o ponto em que as campanhas de comunicação têm o papel de mobilizar pessoas. “Estamos com um pé no digital, mas nossas categorias ainda mantêm um pé no analógico. A forma de comunicação mudou, mas o olho no olho dos dirigentes sindicais ainda é um dos principais meios de comunicar”, disse.

Após a palestra da manhã, representantes de sindicatos da base da FeteeSul tiveram a oportunidade de compartilhar as suas experiências exitosas na área da comunicação. Edimar Blazina, jornalista do Sinpro/RS, apresentou os canais de comunicação e a estrutura de comunicação do sindicato, exemplo no meio sindical. As campanhas elaboradas anualmente pelo Sintee/Norte foram apresentadas pelo diretor do Sindicato, Rogério Barbosa. O diretor de comunicação da CUT/RS, Elton Lima, expôs as ações desenvolvidas pela Central no Rio Grande do Sul. “Vivemos atualmente um momento de crise do movimento sindical. É preciso acertar o tom da comunicação sindical”, salientou. O case do Sintep/Serra foi apresentado pelo diretor Ademar Sgarbossa.

No turno da tarde, foi a vez de os participantes do Seminário conhecerem um pouco mais sobre as tendências em comunicação. O palestrante e especialista em marketing digital, professor da ESPM e PUCRS, Rafael Terra apresentou o que há de mais novo no assunto. Segundo ele, a crise na mídia foi instalada à medida que todas as pessoas passaram a ser geradores de conteúdo.

“As empresas não são mais o que elas dizem sobre si mesmas. Agora as empresas são o que as pessoas falam sobre elas”, pondera. Por isso, conforme Rafael, atualmente é muito mais efetivo que as instituições construam relações mais humanas com quem está do outro lado – com os receptores da informação. Após a exposição de Rafael, foi aberto espaço para debates e perguntas. Muitos profissionais manifestaram a ideia de que o público dos sindicatos ainda estão no meio do caminho entre o “online” e “offline”. Mas, sem dúvida, a ocupação dos meios de comunicação digitais é um caminho sem volta.

Para encerrar o dia de aprendizado e troca de conhecimentos, a jornalista Thais Miréa apresentou os resultados conquistados ao longo deste ano à frente da assessoria de comunicação da FeteeSul. O diretor Valdir Kinn ressaltou as conquistas na Federação e saudou a Secretaria de Comunicação, dirigida por Eder Schuinsekel e Gloria Bittencourt, pela iniciativa de promover o Seminário.

Com informações de FeteeSul.