Servidores promovem Dia de Lutas contra aumento de impostos e corte do Governo

Os deputados pretendem votar as propostas hoje.O Sinpro/RS integrou a mobilização juntamente com os professores da Uergs e Fundação Liberato e em apoio aos servidores estaduais.

Comunicação Sinpro/RS
Dias de Lutas | Publicado em 22/09/2015


Os servidores do estado realizam nesta terça-feira, 22 de setembro, uma série de ações contra o pacote de medidas econômicas enviado pelo Governo Estadual à Assembleia Legislativa (AL). Os deputados pretendem votar as propostas hoje. Os deputados pretendem votar as propostas ainda hoje. O Sinpro/RS integrou a mobilização juntamente com os professores da Uergs e Fundação Liberato e em apoio aos servidores estaduais.

Os trabalhadores foram impedidos pela Brigada Militar, por ordem do presidente da AL, Edson Brum (PMDB), de entrarem no plenário. Apesar de uma liminar garantir a entrada de todos, o acesso foi limitado apenas a 100 senhas, distribuidas entre os mais 300 participantes que ocupavam a Praça da Matriz, na capital. Ainda pela manhã, o clima ficou tenso, com trabalhadores agredidos e detidos pela polícia após tentarem acessar o prédio da AL. O policiamento foi reforçado após o fato.

Entre as principais polêmicas do pacote do Governo está o aumento de impostos, como ICMS, e extinção de fundações como a Zoobotânica, além da retirada ou diminuição de direitos trabalhalistas dos servidores estaduais.

MOVIMENTO – Os servidores inciaram a mobilização após o anúncio de parcelamento dos salários. Em agosto, em assembleia unificada da categoria foi aprovada uma greve geral de três dias, que vem sendo repetida a cada atraso no pagamento integral do salários. O Sinpro/RS entrou com liminar na Justiça do Trabalho que, por três meses seguidos, tem garantido a integralidade dos salários dos professores da Uergs e Fundação Liberato.