Sinpro/RS e Aduergs denunciam caos da Uergs ao Parlamento

Acompanharam o encontro o deputado Adão Villaverde e a vice-prefeita de Alegrete, Maria de Fátima Mulazzani.

Comunicação Sinpro/RS
Sinpro/RS e Aduergs | Publicado em 27/05/2009


Nesta quarta-feira, os diretores do Sinpro/RS, Amarildo Cenci, e da Aduergs, Maximiliano Segala e Hemerson Pasi, reuniram-se com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ivar Pavan. Acompanharam o encontro o deputado Adão Villaverde e a vice-prefeita de Alegrete, Maria de Fátima Mulazzani.

Os representantes dos professores denunciaram ao Parlamento gaúcho as condições caóticas em que se encontra a Universidade Estadual, por conta do reduzido quadro docente, infraestrutura precária e abandono de unidades, inexistência de Plano de Carreira e excesso de Cargos de Confiança do governo estadual, inclusive, ocupando postos-chave na instituição. Os professores, segundo levantamento do Sinpro/RS, receberam apenas 4% de reposição salarial em oito anos de existência da Uergs.

Diante deste quadro, somado ao impasse gerado nas negociações pela intransigência do governo do estado em relação à reposição das perdas salariais, o presidente da Assembleia ressaltou a importância da mobilização dos professores e alertou que a situação da Uergs deve ser denunciada pela comunidade acadêmica para que a sua realidade seja conhecida pela sociedade. Ivar Pavan comprometeu-se em solicitar uma audiência com a Casa Civil. A crise da Uergs também será pauta de uma audiência pública a ser realizada na Comissão de Educação da Assembleia Legislativa.

A realização desta audiência pública será votada na próxima reunião da Comissão, terça-feira, 2/6. A votação será acompanhada por uma representação dos professores da Uergs.