Sinpro/RS representa professores da Uergs

Ensino superior | Publicado em 15/03/2006

Na condição de representante legal dos professores de todos os níveis do setor privado no Estado, o Sinpro/RS está legalmente constituído como entidade sindical dos docentes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). Os professores da Uergs são contratados com base na CLT, mas por conta de uma indefinição do governo em relação à entidade sindical que os representa não haviam se associado ao Sinpro/RS, o que inviabilizou até agora as negociações salariais. Com isso, os docentes estão com os salários congelados desde a criação da Uergs, em 2001.

Envolvido desde as primeiras mobilizações pela criação da Universidade Estadual, o Sindicato se manteve atuante para que essa proposta se concretizasse na forma de uma instituição autônoma, democrática e identificada com as vocações regionais do Estado. Essa luta credencia o Sinpro/RS como entidade de defesa dos direitos dos professores. Com base na decisão da Procuradoria Geral do Estado, que reconheceu o Sindicato como entidade representativa dos professores, o Sinpro/RS está encaminhando as negociações salariais com a Uergs. Além de agendar as primeiras reuniões com o Grupo de Assessoramento Especial (GAE) do governo do Estado, com vistas a estabelecer um calendário de negociações, o Sindicato está levando esclarecimentos aos professores.