Sinpro/RS, Sintae/RS e Saae/SL ajuízam ação que visa garantir recursos para pagamento de salários

Requerendo a indisponibilidade dos valores das matrículas e mensalidades, presente e futuras, pagas por todos os alunos da Ulbra matriculados em todos os seus campi e unidades de ensino

Ulbra | Publicado em 05/08/2009

Na manhã desta quarta-feira, o Sinpro/RS, juntamente com o Sintae/RS e o Saae/SL ajuizou, na 3ª Vara do Trabalho de Canoas, pedido de intervenção como terceiros interessados (litisconsorciais), requerendo a indisponibilidade dos valores das matrículas e mensalidades, presente e futuras, pagas por todos os alunos da Ulbra matriculados em todos os seus campi e unidades de ensino para vinculação em conta judicial no Banco do Brasil, já à disposição do presente processo.

A ação à qual se destina a intervenção foi ajuizada pela Associação de Funcionários da Ulbra. Os sindicatos, além da tentativa de assegurar que os bloqueios sejam extensivos a todos os empregados da Celsp/Ulbra no RS (uma vez que a referida associação “representaria” apenas empregados do campus de Canoas), intervieram na qualidade de reais e efetivos representantes da categoria dos professores e dos auxiliares em administração escolar.

Além disso, é importante que os sindicatos possam acompanhar os pagamentos salariais intermediados pelo judiciário, sobretudo quando estes são requeridos por entidades associativas cujas representações são desconhecidas, além de limitadas, uma vez que, a referida ação não nomina quais as pessoas beneficiadas.

Enfim, a iniciativa dos sindicatos tem o objetivo de restabelecer as devidas representações nos pleitos de natureza salarial e na abrangência da totalidade das respectivas categorias e no âmbito de toda a instituição no Rio Grande do Sul.

Salário de julho e primeira parcela do 13º

Conforme estabelecido na Convenção Coletiva de Trabalho, na data de hoje deverão ser pagos o salário de julho e a antecipação de 50% do 13º Salário.

Demissões e distribuição de carga horária

Nos últimos dias, a direção do Sinpro/RS vem recebendo manifestações de professores da Ulbra, expressando sua preocupação com relação à distribuição da carga horária para o segundo semestre de 2009 e, fundamentalmente, sobre a possibilidade de demissões.

Face aos temores expressos, o Sinpro/RS manifesta sua convicção de que os dirigentes da Ulbra eximam-se de realizar demissões de professores no atual estágio da instituição, uma vez que estas poderão ser consideradas como de caráter político em função de envolvimento na mobilização em prol das mudanças na instituição.

Da mesma forma é de se esperar que não haja a politização da distribuição da carga horária aos professores.

As expectativas do Sinpro/RS estão alicerçadas nas manifestações reiteradas do Sr. Reitor de que não haveria punições.

A essas considerações cabe acrescentar que a instituição passa por um processo de mudança, sendo que a maioria dos coordenadores de cursos, responsáveis pela distribuição de carga horária e eventuais proposições de desligamentos, ainda permanecem os mesmos.