Sinpro/RS solicita reunião com a Reitoria da Ulbra

Ulbra | Publicado em 21/09/2009

Na manhã desta segunda-feira, 21/09, a direção do Sinpro/RS encaminhou ofício ao Sr. Reitor da Ulbra, Marcos Ziemer, solicitando o agendamento de uma reunião.

A solicitação do Sinpro/RS foi decidida nas reuniões do Sindicato com a Comissão Representativa de Professores da Ulbra nos dias 12 e 19 de setembro, ocasião em que os dirigentes e representantes fizeram uma avaliação dos últimos acontecimentos na universidade.

Nas reuniões do Sindicato com os professores da Ulbra mereceu destaque a preocupação com os reflexos da decisão de encerramento de 152 cursos superiores no âmbito da Celsp/Ulbra para os professores no próximo período.

Outro aspecto discutido e incluído na pauta da reunião solicitada foi a portaria nº 2, de 8 de setembro de 2009, que constituiu Comissão de Revisão do Estatuto e Regimento da Ulbra.

O Sindicato e a Comissão Representativa dos Professores estranharam a composição da Comissão de Revisão especialmente por não contemplar uma efetiva representação docente.

Vale lembrar que a elaboração de um novo Estatuto e um novo Regimento Interno constituem um dos itens do conjunto de propostas para a reestruturação política, administrativa e acadêmica da Ulbra, elaborado pela Assembleia dos professores e encaminhado à nova Reitoria.

“…
9. Elaboração, com participação de todos os segmentos da comunidade universitária, de um novo estatuto e de um novo regimento interno, priorizando a constituição de forma democrática das instâncias de gestão acadêmica, das relações intrainstitucionais e enfatizando a eletividade dos cargos de direção e coordenação.”

As lideranças docentes relembraram a importância que tiveram os professores para o desencadeamento do processo de mudanças na Celsp/Ulbra, reconhecido em diversas oportunidades pela própria atual Reitoria e motivo do estranhamento, portanto, de uma Comissão de Estatuto e Regimento que não contempla uma representação do corpo docente.