Sinpro/RS lança livro sobre os desafios da docência

O livro Sob a espada de Dâmocles – Relação dos professores com a docência e ambiente de trabalho no ensino privado

Comunicação Sinpro/RS
Livro | Publicado em 10/10/2013


O Sinpro/RS lança no dia 10 de outubro, no auditório da Sede Estadual (Av. João Pessoa, 919 – Porto Alegre), às 18h30, o livro Sob a espada de Dâmocles – Relação dos professores com a docência e ambiente de trabalho no ensino privado (Carta Editora, 240 p.). A obra é uma antologia de artigos, revistos e atualizados, originalmente publicados na editoria O professor e o mundo da escola das primeiras 17 edições da Revista Textual, publicação científica da entidade, e atualiza o debate a difícil realidade do ensino privado gaúcho.

O livro, lançado pelo selo Sinpro/RS Publicações, apresenta textos que tratam sobre o excesso de trabalho extraclasse, assédio moral, violência, disputa por espaços de poder, investidas patronais contra direitos trabalhistas, etc.; e propõe uma reflexão sobre o exercício da docência. “A relação dos professores com o ensino privado tem a marca da diversidade das instituições, mas também de muitos aspectos que vão além da remuneração sempre considerada aquém do padrão de exigência e do desgaste. Passa pela inexistência de pagamento do trabalho desenvolvido fora da sala de aula, pela inexistência de limites para o tamanho das turmas, pelo adoecimento em função das exigências do trabalho, as preocupações com uma carreira profissional e, principalmente, pela instabilidade da própria relação de trabalho”, ressalta o organizador do livro, Marcos Fuhr, diretor do Sinpro/RS.

Esse contexto é sintetizado no título da obra que evoca a narrativa da mitologia grega sobre cortesão que vivia sob a ameaça de uma espada suspensa por um tênue fio sobre sua cabeça. O livro tem apresentação do ex-secretário Nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri, que foi professor de escolas particulares em Porto Alegre; e prefácio de Jorge Campos, doutor em Letras/Linguística da PUCRS. Os colaboradores são docentes do ensino privado, especialistas e pesquisadores em Educação e Saúde, diretores do Sinpro/RS e operadores do Direito.