Tensões de final de ano devem ser mediadas pelas instituições

Na educação básica, polêmicas sobre notas e avaliações de alunos iniciam com estes e, às vezes, envolvem pais e certamente coordenações e direções.

Comunicação Sinpro/RS
NAP | Publicado em 10/12/2014


O final do ano letivo normalmente é o período de maior tensão no ambiente escolar, seja na relação com os alunos, eventualmente com pais e direções das escolas. Na educação básica, polêmicas sobre notas e avaliações de alunos iniciam com estes e, às vezes, envolvem pais e certamente coordenações e direções.

Neste contexto, o Sinpro/RS reitera o alerta aos professores para o seu protagonismo no processo educativo-avaliativo e para a consciência de seus direitos fundamentais e trabalhistas. No entendimento do Sindicato, qualquer contato com pais de alunos precisa ser mediado pelas coordenações e/ou direções das escolas.

O professor não deve submeter-se ao assédio de pais. Ameaças físicas, psicológicas ou morais, sejam de alunos, pais ou direções de escolas devem ser imediatamente comunicadas ao Núcleo de Apoio ao Professor (NAP) do Sinpro/RS, pelo telefone (51)- 4009-2991 ou e-mail direcao@sinprors.org.br