Terceira rodada de negociações entre Sinpro/RS e Sinepe/RS será nesta terça-feira, 23 de março

Sinpro/RS e Sinepe/RS | Publicado em 22/03/2010

Nesta terça-feira, 23 de março, às 14 horas, será realizada a terceira rodada de negociações entre o Sindicato dos Professores do Ensino Privado (Sinpro/RS) e o Sindicato dos Estabelecimentos do Ensino Privado (Sinepe/RS) com vistas à Convenção Coletiva de Trabalho 2010. O encontro será na sede do sindicato patronal (Av. Borges de Medeiros, 308 – Centro – Porto Alegre).

DESTAQUE – A saúde docente é o ponto principal da pauta de reivindicações dos professores. A pauta traz reivindicações como: limitação de número de alunos por turma (presenciais e por EAD); sonorização das salas de aula; oficinas de prevenção a doenças profissionais; destinação de 20% da carga horária para atividades extraclasse; e obrigatoriedade e mais frequência dos exames periódicos de saúde para os professores. Em 2008 e 2009, o Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho (Diesat) realizou pesquisa sobre as condições de trabalho e saúde dos professores do ensino privado gaúcho. O estudo apontou uma realidade preocupante de adoecimento dos docentes (íntegra do documento em www.sinprors.org.br).

REAJUSTE – Os professores reivindicam a reposição integral da inflação do período, 4,77% (INPC), retroativa a 1º de março.

APOIO – A direção do Sinpro/RS recebeu ofício do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), na quinta-feira, 18, manifestando o irrestrito apoio às reivindicações dos professores e técnicos administrativos do ensino privado gaúcho por melhores condições de trabalho e de saúde, centro das negociações coletivas 2010.

NEGOCIAÇÃO COLETIVA – O Sinpro/RS negocia junto ao Sinepe/RS em conjunto com os demais sindicatos de professores (Sinpro/Caxias e Sinpro/Noroeste). Os trabalhadores técnicos administrativos das escolas particulares (Sintae/RS, Sintee Norte, Sintep Noroeste, Sintep Vales, Sintep Serra) negociam pauta específica. Todos os sindicatos de professores e de funcionários integram a Federação dos Trabalhadores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (FeteeSul), que no dia 13 de março, lançou a campanha “Ensino Privado: a Saúde do trabalhador está no limite”.