UERGS – Professores fazem assembleia neste sábado, 27

Assembleia | Publicado em 26/06/2009

O Sindicato dos Professores do Ensino Privado do RS – Sinpro/RS e a Associação dos Docentes da Uergs – Aduergs realizam Assembleia Geral de professores da Uergs neste sábado, 27 de junho, às 10 horas, na sede da Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943 – Porto Alegre). Na pauta,a avaliação da proposta do governo para Acordo Coletivo; Plano de Carreira, Audiência Pública na Comissão de Educação da Assembleia Legislativa e avaliação do Ato Público desta sexta-feira,26.

Alunos pediram ajuda para Uergs

Cerca de 200 pessoas entre alunos e professores da Uergs realizaram no início da tarde de hoje, 26, um Ato Público em Defesa da Uergs, que saiu da Praça da Matriz em direção à Reitoria da Universidade (rua Sete de Setembro, 1156). O Ato foi organizado pelo DCE da UERGS, Sinpro/RS e Aduergs, que vêm denunciando as condições caóticas em que se encontra a Uergs por conta do reduzido quadro docente, infraestrutura precária e abandono de unidades, inexistência de Plano de Carreira e excesso de Cargos de Confiança do governo estadual.

Reivindicações dos docentes e discentes

Eleição direta para Reitor
A Uergs é a única universidade pública no Brasil onde não existe eleição direta para Reitor. Atualmente, o Reitor é escolhido pelo governador em exercício.

Cumprimento do estatuto
O Tribunal de Justiça do Estado aponta a atual terceira reitoria pró-tempore por atos ilegais na tentativa de manter uma composição provisória do Conselho Superior Universitário/CONSUN e não promover a implementação do Estatuto definitivo.

Reajuste salarial para professores e servidores
Em toda sua história, os professores e funcionários tiveram apenas um reajuste de 4%. A UERGS tem os menores salários entre as Universidades públicas e privadas do RS.

Implementação do plano de carreira
A inexistência do plano desqualifica e desvaloriza a carreira dos professores.

Concurso para 170 novos professores
Os baixos salários e a ausência do plano de carreira tem gerado evasão de professores que buscam melhores oportunidades em outras universidades. O déficit de professores já ultrapassa 50% do quadro previsto de 300 docentes.

Vinculação de 0,2% no orçamento estadual
A UERGS tem sofrido uma redução sistemática em seu orçamento ao longo dos últimos anos. A vinculação de 0,2% no orçamento estadual capacitará a Universidade renovar seus convênios, reformar sua infra-estrutura (atualmente precária), além de implementar o sistema de assistência estudantil (moradia, alimentação e transporte).

Vestibular regular para todos cursos
A política implantada pela reitoria de irregularidade do vestibulares já decretou o extinção de diversos cursos no interior do estado.