Urcamp comemora inclusão de emenda no Orçamento da União

O reitor da Urcamp,Francisco Arno Vaz da Cunha,comemora com as principais lideranças regionais a aprovação da emenda que prevê R$20 milhões do Orçamento Geral da União destinados à Fundação Attila Taborda.

Urcamp | Publicado em 29/11/2006

Universidade é uma das 20 prioridades para a bancada gaúcha no Congresso

O reitor da Urcamp, Francisco Arno Vaz da Cunha, comemora com as principais lideranças regionais a aprovação da emenda que prevê R$ 20 milhões do Orçamento Geral da União destinados à Fundação Attila Taborda. Cunha já havia defendido a proposta junto à bancada gaúcha no Congresso Nacional, nos últimos dias 21 e 22, onde esteve acompanhado do prefeito de Bagé, Luiz Fernando Mainardi, e de representantes dos oito municípios onde a Universidade da Região da Campanha está instalada.

Em reuniões ocorridas em Brasília ontem durante o dia o reitor acompanhou o processo de escolha utilizado pelos três senadores e 18 deputados federais do Rio Grande do Sul para apontar as prioridades do Estado dentro das 20 emendas que a bancada tem direito no orçamento. Às 16h Arno Cunha informava o resultado positivo de um trabalho de integração regional e de busca por recursos para bolsas estudantis iniciado há dois anos. “Das 20 emendas da bancada, 17 foram analisadas e escolhidas por consenso entre os integrantes das comissões”, relata Cunha. Das três emendas que foram votadas a Urcamp colocou-se com 15 votos entre as seguintes propostas: ampliação da pista do Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre (com 20 votos) e a construção do prédio do Tribunal Regional do Trabalho, também na capital do Estado (com 15 votos). No total eram 97 propostas gaúchas concorrendo à inclusão no Orçamento da União.

Elogiado pelo reitor, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) teria sido o grande articulador da proposta junto às lideranças dos demais partidos. “A aprovação só foi possível pela sensibilidade de todos os deputados e senadores que trabalharam no tema”, responde Pimenta agradecendo à bancada gaúcha o apoio à proposta. “Agora não tem mais como tirar. Está lá no orçamento a emenda da Urcamp”, antecipa o deputado que é o único gaúcho na Comissão de Finanças e Orçamentos da Câmara Federal. A posição é privilegiada para a ação de vigilância que o tema pode inspirar. “Meu papel agora é acompanhar a emenda a fim de que ela tenha aplicados os volumes de recursos solicitados pela Campanha e Fronteira Oeste”, conclui.

O prefeito Luiz Fernando Mainardi que esteve na semana passada em Brasília com o reitor analisa o fato como a grande notícia da Urcamp para a entrada de 2007. “Aliada a outras iniciativas que reúnem os oito municípios e suas prefeituras nós teremos a oportunidade de ver investidos recursos novos no ensino superior”, disse. O prefeito também demonstrou-se muito feliz pelo empenho e motivação que a meta causou nas cidades da região. “Nos sentimos todos mais unidos”, aponta.

Fonte: http://www.jornalminuano.com.br/noticia.php?id=11150