Sinpro/RS convoca os professores para a mobilização contra a terceirização no dia 30

Terceirização | Publicado em 27/08/2013

O Sinpro/RS convoca os professores para o dia Nacional de Lutas. A mobilização acontece no dia 30 de agosto e integra a luta dos trabalhadores para retirar da pauta da Câmara dos Deputados o PL 4330, que autoriza as terceirizações em todas as atividades profissionais nos setores público e privado. A orientação do Sindicato é que os professores promovam o debate em sua escola e dê conhecimento do tema aos seus colegas.

Representantes da direção do Sinpro/RS estarão em Brasília com os demais sindicatos para pressionar os parlamentares que integram a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e as lideranças partidárias pela retirada da proposta.

Votação
Após a mobilização das centrais sindicais nos dias 13 e 14 de agosto, a votação do PL foi adiada para 03 de setembro. Se aprovado nos moldes propostos, o projeto afetará seriamente a contratualidade dos professores do ensino privado, pois permite a qualquer empregador (tanto do setor público, quanto privado) que terceirize a atividade-fim (educação), o que a atual legislação não permite.

Leia a nota conjunta das centrais:

As centrais sindicais convocam todos os trabalhadores a se integrem nas paralizações, mobilizações e manifestações da próxima sexta-feira, 30. Mesmo com a greve geral do dia 11 de julho, quando paramos o país, especialmente o Rio Grande do Sul, a pauta da classe trabalhadora que foi entregue ao governo e no Congresso no dia 6 de março, com 60 mil trabalhadores, não avançou.

Lutamos pra aprofundar as mudanças no Brasil, distribuindo a renda, melhorando as políticas públicas e a democracia. Nossa pauta reivindica a redução da jornada de trabalho. Para 40 horas semanais, sem redução de salários; fim do fator previdenciário; 10% do PIB para a educação; 10% do orçamento da União para a saúde; transporte público de qualidade; valorização das aposentadorias; reforma agrária; suspensão dos leilões de petróleo; democratização das comunicações e reforma política.

Por outro lado, a pauta dos patrões avançou: desonerações, concessões e renúncia fiscal. Com muita luta no Congresso, conseguimos adiar para 3 de setembro a votação do PL 4330, que autoriza o trabalho terceirizado em qualquer função, um verdadeiro ataque à Carteira de Trabalho e aos direitos dos trabalhadores.