Reportagem de Zero Hora debate a instalação de câmeras nas salas de aula do Colégio Província de São Pedro

O Sinpro/RS já havia se manifestado contrariamente à decisão da instituição.

Comunicação Sinpro/RS
Reportagem | Publicado em 20/03/2013


A instalação de câmeras de vigilância nas salas de aula do Colégio Província de São Pedro, em Porto Alegre, foi o assunto de uma reportagem do jornal Zero Hora nesta quarta-feira, 20 (Editoria Geral, página 26). O Sinpro/RS já havia se manifestado contrariamente à decisão da instituição.

Segundo a reportagem, a direção do colégio alega medidas de segurança para a instalação dos equipamentos. Esta atitude, de acordo com o diretor do Sinpro/RS, Marcos Fuhr, é ruim para o processo de ensino do aluno e uma afronta à liberdade do exercício da docência. “O Sindicato tem uma posição fortemente contrária. Existe a necessidade de privacidade no processo de ensino e aprendizagem, no qual não cabe vigilância externa”, esclarece. De acordo com o Sindicato, este é o único caso no Estado.

A reportagem ainda ouviu especialistas que veem com desconfiança a iniciativa do colégio. “O indivíduo deve evitar comportamentos errados porque sabe que eles são errados, e não porque está sendo vigiado. A câmera na sala passa uma mensagem inadequada e imediatista”, explica Tania Marques, da Faculdade de Educação da UFRGS. Para a professora da Faculdade de Educação da PUCRS, Helena Sporleder Côrtes, os equipamentos representam uma intromissão indevida.

Leia mais:
Câmeras em sala de aula – Reportagem de Zero Hora
Monitoramento e vigilância eletrônica do trabalho – artigo de Luciane Lourdes Webber Toss, Revista Textual.
Uso de câmeras nas escolas – artigo de Fernando Becker e Tania Beatriz Iwaszco Marques, Revista Textual.