Comissão seleciona três finalistas de cada categoria e inicia votação on-line para escolha dos vencedores

São três instituições, três projetos e três profissionais.

Prêmio Educação | Publicado em 27/09/2011

A Comissão Julgadora do 14º Prêmio Educação RS já selecionou os três finalistas de cada categoria. São três instituições, três projetos e três profissionais. Os vencedores de cada categoria serão escolhidos pelos professores sócios do Sinpro/RS por meio de votação eletrônica direta, que iniciou no dia 19 de setembro e encerra em 5 de outubro. Não será possível votar pelo site, mas por link exclusivo (vinculado ao número de matrícula) que os associados receberam via newsletter.

Instituído pelo Sindicato, o Prêmio Educação tem como objetivo é estimular e valorizar profissionais, instituições e projetos comprometidos com o ensino de qualidade e com a construção da cidadania. A entrega do troféu Pena Libertária aos vencedores será feita em solenidade no dia 14 de outubro, no átrio do Santander Cultural (Siqueira Campos, 1125), às 19h, em Porto Alegre.

São finalistas do Prêmio Educação 2011:

PROJETOS

Jornadinha de Literatura (Passo Fundo) – Destinada ao público infanto-juvenil, oferece aos leitores a oportunidade de interagir com os autores e conhecer mais sobre suas obras por meio de conversas com escritores, contação de histórias, feira de livros, sessões de autógrafos e espetáculos teatrais e musicais. Em 2011, teve ênfase na leitura e interconexões com novas mídias e linguagens.

Mostra de Ciência e Tecnologia (Novo Hamburgo) – A Mostratec é uma feira científica onde estudantes entre 14 e 20 anos de idade apresentam seus projetos de pesquisa científica e tecnológica nas diversas áreas do conhecimento humano. É uma Feira Internacional que conta com a participação de todos os estados brasileiros e diversos países convidados.

Viagem ao Túnel do Tempo (Candelária) – Projeto do Colégio Nossa Senhora Mwedianeira com caráter pedagógico e social com alunos das redes pública e privada que sensibilizou a Prefeitura de Candelária a dar uma maior valorização à Paleontologia, culminando na restauração do Museu Municipal, o que permitiu que o acervo e descobertas de fósseis passassem a ser acessíveis ao público.

INSTITUIÇÕES

Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Rio Grande) – O CAIC pertence à Universidade Federal de Rio Grande (FURG). Há 17 anos desenvolve ações na área da educação, saúde e integração comunitária com crianças de três anos de idade até adultos do EJA, atendendo pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Fundação Thiago de Moraes Gonzaga (Porto Alegre) – Criada em maio de 1996, promove a valorização e a preservação da vida. Com o programa Vida Urgente, desenvolve ações de mobilização da sociedade para a mudança de cultura e de comportamento na vida e no trânsito, além da consolidação deste como tecnologia de educação e cultura.

Instituto de Educação Ivoti – IEI (Ivoti) – A escola faz um trabalho considerado diferenciado na educação de Jovens e Adultos (EJA). Seu projeto pedagógico é rico na formação completa do ser humano, contribuindo para sua inserção social e consciência como cidadão. Também desenvolve vários projetos sociais na região.

PROFISSIONAIS

Iván Izquierdo – É médico e doutor em Medicina (Farmacologia) pela Universidade de Buenos Aires. É professor titular de Medicina e coordenador do Centro de Memória da PUCRS. Seu é nome destacado internacionalmente nos estudos da memória e suas pesquisas já abriram novos caminhos para o tratamento de anormalidades neurológicas.

Getúlio Renato da Silva Fagundes – É diretor E.M.E.F. Marcírio Goulart Loureiro, de Porto Alegre, desde 2007, onde implementou modelo de gestão para reduzir conflitos que afetavam o cotidiano da escola, além de resolver questões administrativas e financeiras que prejudicavam a parte pedagógica. Investiu em acessibilidade, organização interna e participação da comunidade.

Rosana Rego Cairuga – A professora atua há mais de 20 anos no Colégio Santa Inês. É considerada pioneira e estudiosa na área da educação infantil. Criou com a sua equipe os princípios de valorização, respeito e cuidado com a infância no espaço escolar chamado “Com-viver”, inaugurado em 1999 e que inspirou outras instituições.

Comissão Julgadora:

• Ângela Ravazzolo (editora de educação do jornal Zero Hora);
• Cecília Maria Martins Farias (diretora do Sinpro/RS);
• Gabriel Grabowski (professor da Feevale e IPA);
• Luciano Barcellos Guedes (professor do colégio Santa Inês);
• Márcia Adriana de Carvalho (Secretária Municipal de Educação de São Francisco de Paula/RS);
• Maria Luiza Ambros Von Holleben (presidente da Adufrgs).