Seminário debate Projeto de Lei das IES comunitárias

IES | Publicado em 12/05/2010

O Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul – Sinpro/RS, juntamente com outros sindicatos e associações de professores, promove, no próximo sábado, 8, o II Seminário Regional sobre o Projeto de Lei das Universidades Comunitárias. O evento será realizado das 9h30min às 14h no Auditório do Campus II da UCPel – Rua Almirante Barroso, 1.202 em Pelotas, e terá como palestrante no painel de abertura o professor João Pedro Schmidt – Pró-Reitor da UNISC e redator do anteprojeto de lei.

Para o diretor do Sinpro/RS, Marcos Fuhr, o conceito de Instituição de Ensino Superior Comunitária vem sendo questionado pelos participantes dos debates por ser considerado difuso, já que abrange também as instituições confessionais.

O dirigente ressalta que o anteprojeto de lei das IES Comunitárias sofreu diversas modificações, algumas contrárias às expectativas dos professores, o que requer uma maior mobilização da categoria. “Os professores defendem a criação de políticas que viabilizem e fortaleçam as instituições comunitárias, mas também defendem parâmetros democráticos, especialmente de participação docente nas instâncias diretivas, de participação de representações da comunidade nos colegiados das instituições, além de garantia de absoluta transparência administrativa”, informa Fuhr.

A íntegra do Projeto de Lei das Universidades Comunitárias, elaborada pela Associação Catarinense de Fundações Educacionais (Acafe), Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) e Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc), pode ser acessada no site do Sinpro/RS: http://www.sinprors.org.br/comung/Proj.pdf