Ato Público em defesa da UERGS, nesta sexta-feira, 26

A marcha sairá da Praça da Matriz em direção à Reitoria (rua Sete de Setembro, 1156).

Comunicação Sinpro/RS
Ensino superior | Publicado em 24/06/2009


O Sinpro/RS, a Aduergs e o DCE convocam os professores e alunos para um Ato Público em Defesa da UERGS nesta sexta-feira, 26 de junho, às 13h30, na Praça da Matriz, em Porto Alegre (em frente a Assembleia Legislativa). A marcha sairá da Praça da Matriz em direção à Reitoria (rua Sete de Setembro, 1156).

Reivindicações

• Eleição direta para Reitor
A Uergs é a única universidade pública no Brasil onde não existe eleição direta para Reitor. Atualmente, o Reitor é escolhido pelo governador em exercício.

• Cumprimento do estatuto
O Tribunal de Justiça do Estado aponta a atual terceira reitoria protempore por atos ilegais na tentativa de manter uma composição provisória do Conselho Superior Universitário/CONSUN e não promover a implementação do Estatuto definitivo.

• Reajuste salarial para professores e servidores
Em toda sua história, os professores e funcionários tiveram apenas um reajuste de 4%. A UERGS tem os menores salários entre as Universidades públicas e privadas do RS.

• Implementação do plano de carreira
A inexistência do plano desqualifica e desvaloriza a carreira dos professores.

• Concurso para 170 novos professores
Os baixos salários e a ausência do plano de carreira têm gerado evasão de professores que buscam melhores oportunidades em outras universidades. O déficit de professores já ultrapassa 50% do quadro previsto de 300 docentes.

• Vinculação de 0,2% no orçamento estadual
A UERGS tem sofrido uma redução sistemática em seu orçamento ao longo dos últimos anos. A vinculação de 0,2% no orçamento estadual capacitará a Universidade renovar seus convênios, reformar sua infra-estrutura (atualmente precária), além de implementar o sistema de assistência estudantil (moradia, alimentação e transporte).

• Vestibular regular para todos cursos
A política implantada pela reitoria de irregularidade dos vestibulares já decretou o extinção de diversos cursos no interior do estado.

ATENÇÃO

Assembleia de Professores – SÁBADO – 27 de junho

O Sinpro/RS e a Aduergs realizam nova Assembleia Geral de professores da Uergs no dia 27 de junho, sábado, às 10 horas, na sede da Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943 – Porto Alegre). Na pauta, Avaliação da proposta do governo para Acordo Coletivo; Plano de Carreira e Audiência Pública na Comissão de Educação da Assembleia Legislativa.