Ainda não há acordo entre sindicatos de professores e patronal

Na sétima rodada ocorrida,a direção do sindicato patronal apresentou a indicação da assembleia das instituições,realizada pela manhã,para a continuidade das tratativas para a CCT de 2011.

Sinpro/RS e Sinepe/RS | Publicado em 19/04/2011

As negociações salariais entre os sindicatos dos professores e dos funcionários do ensino privado do Rio Grande do Sul com o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino (Sinepe/RS) terão continuidade na próxima semana.

Na sétima rodada ocorrida hoje à tarde, 19, a direção do sindicato patronal apresentou a indicação da assembleia das instituições, realizada pela manhã, para a continuidade das tratativas para a Convenção Coletiva de Trabalho de 2011. A perspectiva de interrompimento unilateral das negociações pelo Sinepe/RS surgiu na última reunião quando foi anunciada a convocação da assembleia das instituições para avaliar o impasse em relação ao índice de reajuste.

Na reunião, o Sinepe/RS reapresentou proposta de reajuste salarial, apenas antecipando para maio a integralizando dos 7% (a proposta original previa a integralização em setembro) e reforçou a pouca margem para melhorar esse índice. “Pela primeira vez o sindicato patronal revelou de fato que a grande resistência das instituições de ensino em relação ao aumento real é a sua incorporação na base de cálculo dos salários, o que é um absurdo”, critica o professor Marcos Fuhr, diretor do Sinpro/RS.

O Sinpro/RS defende a melhoria no índice do reajuste salarial e as tratativas em relação aos demais destaques da pauta de reivindicações (limite de alunos por turma, a realização de exames especializados, a contratação de professores para as atividades do turno integral e o calendário escolar).