Artigo aborda importância de professores na Educação Infantil

Conforme o autor, a contratação de professores como auxiliares, monitores ou recreacionistas desconsidera a atuação docente e desrespeita os direitos dos trabalhadores da Educação.

Comunicação Sinpro/RS
Educação Infantil | Publicado em 28/04/2011


A 13ª edição da Revista Textual, lançada neste mês de abril pelo Sinpro/RS, traz o artigo O desafio de consolidar a condição docente na educação infantil, que aborda as dificuldades enfrentadas para consolidar a condição docente dos professores da Educação Infantil, escrito pelo doutor em Educação da Ufrgs, Gilson Pereira.

Conforme o autor, a contratação de professores como auxiliares, monitores ou recreacionistas desconsidera a atuação docente e desrespeita os direitos dos trabalhadores da Educação. “Somente boa vontade e jeito não sustentam a multiplicidade dos conteúdos e necessidades que devem ser pensadas de forma interventiva”, destaca Pereira em seu texto.

Com nova apresentação gráfica, a revista reafirma sua proposta de promover o debate sobre temas de interesse da sociedade e refletir sobre as transformações do mundo da escola. A íntegra da edição e os números anteriores também estão disponíveis para download em www.sinprors.org.br/textual e para leitura em versão flip.

A 13º edição traz ainda no artigo de capa Resíduos Sólidos: geração, gestão e responsabilidades, do professor Doutor da faculdade de engenharia da PUCRS, Claudio Luis Frankenberg, sobre a disparidade entre a produção e a reciclagem dos resíduos sólidos.

A violência contra os professores no ambiente escolar é tema do artigo da diretora do Sinpro/RS e coordenadora do Núcleo de Apoio ao Professor contra a Violência (NAP), Cecília Farias, e da psicóloga Roséli Cabistani, da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA).

A professora da Unisinos, Beatriz Fischer, avalia o impacto da inserção de temas de interesses específicos no currículo escolar. Susana Speroni, da Unisc, traz a reflexão sobre a identidade e o papel das instituições comunitárias de Educação Superior.

A revista apresenta também a análise sobre a realidade penitenciária do país, em ensaio do professor de Direitos Humanos do IPA, Marcos Rolim.