Comissão de Educação discute criação de disciplinas no currículo escolar

O colegiado analisa um total de 14 projetos cujo objetivo é criar disciplinas nos currículos escolares.

Comunicação Sinpro/RS
Escolas | Publicado em 20/05/2013


A Comissão de Educação promove seminário, na terça-feira, 21, às 14h30, sobre a inclusão de novas disciplinas nos ensinos fundamental e médio. O colegiado analisa um total de 14 projetos cujo objetivo é criar disciplinas nos currículos escolares.

O deputado Francisco Praciano (PT-AM), que sugeriu o debate, afirma que um grande número de parlamentares demonstra o desejo de que os currículos de ensino sejam “enriquecidos com temas de relevantes valores sociais”, como preservação do meio ambiente, sexualidade e direitos do consumidor.

Ele explica que esses projetos são analisados de forma conclusiva pela Comissão de Educação e pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Porém, a grande maioria não chega a ser analisada pela CCJ, já que é rejeitada pela Comissão de Educação. Um dos argumentos para a rejeição é o fato de que a construção do currículo escolar é considerada competência dos sistemas de ensino e das próprias escolas.

No debate, Praciano pretende identificar quais os conteúdos mais sugeridos por parlamentares, por meio de projetos de lei, que já são trabalhados de forma interdisciplinar nas escolas. “Há garantias de que os temas considerados de relevantes valores sociais pelos congressistas e por grande parte da sociedade brasileira estejam sendo ensinados nas escolas?”, questiona.

Com informações de Agência Câmara.