Controvérsia marca assembleia para criação de novo sindicato

Assembleia | Publicado em 28/07/2015

No dia 28 de julho, a assembleia patronal para criação do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Instituições Comunitárias de Educação e de Instituições de Educação Sem Fins Lucrativos do Rio Grande do Sul, realizada no auditório do Rossi Business Park, na capital, foi marcada por controvérsia. A assembleia foi convocada pela Comissão Pró Criação da nova entidade via Diário Oficial da União. Na ocasião, representantes de diversas mantenedoras contrários à criação da nova entidade foram impedidos de entrar no auditório pelos organizadores sob as mais diversas alegações.

A assembleia das instituições dissidentes do Sinepe/RS, que contou com representantes oficiais de instituições de educação superior e básica, aprovou a criação do novo sindicato, de seu estatuto e de uma diretoria provisória. Do lado de fora do auditório, foi realizada uma assembleia paralela que votou contra a criação do novo sindicato. A Direção do Sinepe/RS afirmou em nota que tomará providências administrativas e legais para impugnar a votação que cria o novo sindicato. Bruno Eizerik, presidente do Sinepe/RS, explica que a entidade respeita o desejo das instituições de terem uma representação própria, mas que esse tem que ser um processo democrático. “Não podemos aceitar que se decida criar um sindicato sem a aprovação da maioria do segmento”, conclui.

Para o pró-Reitor Administrativo da Univates, Oto Moerschbaecher, que assina o edital de convocação da Assembleia, “a reunião aconteceu na mais perfeita ordem. Aprovamos a criação. O próximo passo é o registro”, explica. Oto não quis divulgar quem compõe a diretoria e se a entidade terá um presidente. “Não podemos nos precipitar”, esclarece.

Compõem o grupo dissidente do Sinepe as seguintes instituições de educação superior: PUCRS, Unisinos, Unilasalle, Univates, Feevale, URI, Unisc, UPF, Unijuí, UCS, Unicruz, UCPel, IPA, Urcamp; e as escolas de educação básica mantidas pelas redes maristas (Champagnat, Assunção, Ipanema etc..) e jesuíta (Anchieta).