Entidades sindicais publicam apedido sobre novos cursos de medicina

O apedido manifesta apoio às instituições de ensino e comunidades regionais preteridas pelo MEC,nos editais divulgados,para a implantação de novos cursos de medicina no país.

Apedido | Publicado em 17/09/2015

As entidades sindicais representativas dos professores e técnicos administrativos do ensino privado gaúcho publicaram apedido em jornal de circulação estadual nesta quinta-feira, 17 de setembro, sobre a polêmica dos novos cursos de medicina. O apedido manifesta apoio às instituições de ensino e comunidades regionais preteridas pelo Ministério da Educação (MEC), nos editais divulgados no último mês de julho, para a implantação de novos cursos de medicina no país. Na ocasião, o MEC autorizou a criação de 36 novas faculdades em instituições de ensino superior.

O apedido relata o estranhamento das entidades em relação às decisões do MEC no Rio Grande do Sul. A Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS– Unijuí foi preterida em favor de uma instituição de fora do estado, sem unidade na cidade de Ijuí, sem histórico e relação com comunidade regional. A Universidade do Vale do rio dos Sino – Unisinos teve o pleito negado. As entidades destacam que não encontram justificativas para tais decisões e solicitam um posicionamento e reversão dessa decisão preliminar do MEC.

No caso da Unijuí, a decisão do MEC gerou manifestação do Sindicato dos Professores do Noroeste do RS, em julho, que divulgou nota crítica em que afirma que a decisão reforça a mercantilização da educação. A Unisinos divulgou que vai entrar com recurso para tentar reverter a decisão, pois o município de São Leopoldo não foi contemplado.

Acesse a integra do apedido.