Professores aprovam proposta da educação básica

Educação básica | Publicado em 04/05/2013

A Assembleia Geral dos professores do ensino privado, realizada na tarde deste sábado, 4/5, em Porto Alegre, aprovou a proposta para acordo salarial, referendada pela assembleia patronal da educação básica, mas decidiu manter as negociações com a câmara da educação superior por considerar a proposta patronal insuficiente para acordo. O Sindicato dos Professores (Sinpro/RS) encaminhará a decisão da Assembleia ao Sinepe/RS nesta segunda-feira, 6/5, solicitando a retomada da negociação. A Assembleia foi mantida em aberto. A negociação salarial do ensino privado iniciou no dia 5 de março.

EDUCAÇÃO BÁSICA – A proposta aprovada consiste no reajuste salarial de 7% retroativo a março, com as diferenças pagas na folha de maio; na proibição da exigência de trabalho aos professores em domingos e feriados e da dupla escrituração escolar, e na manutenção das cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2012. Foi aprovada também a composição de uma comissão paritária Sinpro/RS e Sinepe/RS para a elaboração de uma proposta de equiparação do valor hora aula da educação infantil ao ensino médio.

EDUCAÇÃO SUPERIOR – Os professores insistem em melhoria salarial. A proposta patronal foi de reposição da inflação de 6,77% (INPC) e a manutenção das cláusulas da CCT 2012. Para a continuidade das negociações, a Assembleia dos professores refirmou a proposta, que consiste em 7% de reajuste, retroativo a março, valorização do piso e a proibição de concomitância de férias com os feriados de Natal e ano novo.