Professores da rede privada decidem em assembleia pela reivindicação de aumento real em 2011

Cerca de 400 professores estavam presentes na assembleia – uma das mais expressivas dos últimos 10 anos em termos de público e participação.

Comunicação Sinpro/RS
Ensino privado | Publicado em 22/11/2010


Aumento real e preservação da saúde dos professores foram destaques unânimes na assembleia geral realizada pelo Sinpro/RS em 21 cidades, de 20 de outubro até 9 de novembro, para a definição da Pauta completa de Reivindicações 2011. Cerca de 400 professores estavam presentes na assembleia – uma das mais expressivas dos últimos 10 anos em termos de público e participação. “A adesão dos professores foi muito positiva”, observa Cecília Farias, diretora do Sinpro/RS.

Os professores pedem a reposição da inflação do período (INPC) mais o aumento real (metade do índice de crescimento do em 2010, estimado em 7,5%). Em relação à saúde dos docentes e qualidade do ensino, a limitação do numero de alunos por turma foi amplamente defendida.

O documento será entregue ao Sinepe na próxima quarta-feira, 24 de novembro. A data-base dos mais de 30 mil professores da rede privada de ensino no RS é 1º de março.

RETROSPECTIVA – O Sinpro/RS apresentou uma pauta preliminar ao Sinepe/RS no mês de setembro, já com o pedido de aumento real dos salários. No mês de outubro, dirigentes do Sinpro/RS participaram de duas reuniões com o Sinepe/RS. No primeiro encontro, a economista Ecléia Conforto apresentou levantamento que indica o crescimento sustentável da economia brasileira. Cenário confirmado também pelo pós-doutor em Economia Fernando Ferrari Filho, painelista do seminário Matrículas 2011, realizado pelo Sinepe/RS no dia 15 de outubro para os dirigentes das instituições de ensino privado. Na segunda reunião, diretores do Sinpro/RS reafirmaram a pauta preliminar, destacando a expectativa dos professores, presentes nas assembleias regionais. Na ocasião, o presidente do Sinepe Osvino Toillier comprometeu-se com a apresentação das reivindicações preliminares nas reuniões regionais, em novembro, com os dirigentes das instituições de ensino.