Reitoria inicia viagens aos câmpus

uma nova alternativa de desenvolvimento em suas regiões

Ensino superior | Publicado em 17/05/2007

Começa hoje em Caçapava do Sul a série de viagens que a reitoria da Universidade da Região da Campanha deve empreender a fim de apresentar os resultados alcançados nos últimos três anos de medidas de reestruturação. A iniciativa integra os planos de transparência já aplicados a outras atividades, como o permanente contato com os centros acadêmicos. Mas conclui, principalmente, uma meta de valorização de cada um dos oito câmpus universitários da região.

Na segunda capital farroupilha, o reitor Francisco Arno Vaz da Cunha e sua equipe de gestão devem discorrer sobre as conquistas num dos períodos considerados cruciais para a manutenção das atividades da instituição. A idéia é somar à totalização de dados já mensurados um relato sobre os métodos utilizados até agora, numa prova inequívoca de que todo o esforço em cumprir objetivos de recuperação interna teve apoio e participação efetiva de professores e funcionários.

Mas para quem pensa que esta é a primeira atitude efetiva para tornar pública a realidade da instituição se engana. A Urcamp é a Instituição de Ensino Superior atualmente mais transparente do Rio Grande do Sul. Prova disso foi o intenso processo de abertura para a consolidação de parcerias importantes como acordos com entidades sindicais, com o governo federal, com as prefeituras onde está instalada e, acima de tudo, frente às avaliações criteriosas do Grupo de Trabalho do Ministério da Educação. O Mec e a universidade mantiveram, até este momento, uma relação que bem justifica o interesse pela recuperação do Ensino Superior de raiz comunitária. Instituições em situações semelhantes começam a vislumbrar, a partir da abertura e adequação proposta à Urcamp, uma nova alternativa de desenvolvimento em suas regiões. Um dos grandes exemplos de empenho próprio e reconhecimento público foi a criação do Proesc que passa a ser um programa exemplar para outras instituições.

Mesmo contando com trunfos importantes assim, o reitor comemora o resgate de compromissos como a regularização do FGTS – o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço de seus colaboradores. É na tarefa de casa bem feita que a Urcamp pode discutir de queixo erguido as propostas para o seu futuro.