Senado aprova crédito de R$ 1,6 bilhão para financiamento estudantil

O fundo financia a graduação de estudantes matriculados em cursos superiores que sejam avaliados positivamente pelo ministério.

Comunicação Sinpro/RS
MEC | Publicado em 07/03/2013


O Senado aprovou na terça-feira, 05, medida provisória que libera um crédito extraordinário de mais de R$ 1,6 bilhão destinado ao Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), gerido pelo Ministério da Educação (MEC). O fundo financia a graduação de estudantes matriculados em cursos superiores que sejam avaliados positivamente pelo ministério.

Na ocasião da edição da norma, a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, disse que os recursos proporcionariam novos financiamentos e a renovação de contratos formalizados até 2011. A ministra salientou a importância do programa como instrumento de ampliação do acesso de jovens ao ensino superior e o aumento da demanda pelo Fies nos últimos anos.

O Fies substituiu o Programa de Crédito Educativo e financia o ingresso de estudantes em faculdades particulares com nota igual ou maior que três no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Os financiamentos chegam a 50%, 75% ou 100%, de acordo com a renda familiar do estudante e o comprometimento desse valor com os encargos educacionais.

Estudantes com renda familiar maior que 20 salários mínimos ou comprometimento menor que 20% dessa renda com educação não podem participar.

Com informações de Agência Senado.