Sindicatos não chegam a um consenso salarial na quinta rodada de negociação

Sinpro/RS e Sinepe/RS | Publicado em 05/04/2011

Terminou sem avanços a quinta reunião de negociação coletiva, realizada hoje à tarde, 5 de abril, em Porto Alegre, dos sindicatos de professores e de funcionários com o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino privado do Rio Grande do Sul (Sinepe/RS). A reunião de hoje foi conjunta e marcada por uma vigília dos trabalhadores junto à sede do Sinepe/RS reforçando a reivindicação por aumento real de salário.

Diante do impasse, o sindicato patronal decidiu adiar a assembleia das escolas, cogitada para a próxima semana, de forma que os sindicatos possam retomar as negociações na terça-feira, 12.

Professores e funcionários reivindicam 9% de reajuste salarial. O Sinepe/RS propôs apenas a reposição da inflação e a manutenção da Convenção Coletiva de Trabalho. A proposta patronal foi rechaçada pelos trabalhadores em assembleia conjunta no sábado, 2 de abril, em Porto Alegre, que deliberou também pela continuidade da mobilização em todo o Estado.

“Professores e funcionários manterão a agenda de mobilização em todo o Estado, com manifestações junto às instituições de ensino e plenárias regionais”, destaca o professor Amarildo Cenci, diretor do Sinpro/RS.