Sinpro/RS denuncia excesso de trabalho extraclasse ao Ministério Público do Trabalho

O documento foi entregue pelos diretores do Sindicato Marcos Fuhr e Celso Stefanoski e pela assessora jurídica,Luciane Toss.

Denúncia | Publicado em 27/09/2011

A direção do Sinpro/RS formalizou, na manhã desta terça-feira, 27, denúncia, ao procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) Ivan Sérgio Camargo dos Santos, sobre o excesso de trabalho extraclasse imposto, pelas instituições de ensino privado, aos professores fora da carga horária contratada.

O documento foi entregue pelos diretores do Sindicato Marcos Fuhr e Celso Stefanoski e pela assessora jurídica, Luciane Toss. A direção do Sinpro/RS pede a realização de uma audência pública com a participação do sindicato patronal com vistas à definição das reais tarefas que constituem a função docente, bem como o estabelecimento de limites à jornada extraclasse.

O procurador afirmou no encontro que a denúncia será encaminhada para a Coordenadoria de atuação em 1 ª grau de jurisdição, órgão competente do MPT-RS, para possível investigação.

Na reunião, a direção do Sindicato apresentou a campanha Domingo de Greve, que convoca os professores para uma paralisação no dia 2 de outubro, domingo, como ato simbólico de resistência ao excesso de trabalho extraclasse e de denuncia à sociedade.

Na semana passada, o Sinpro/RS também solicitou audiência pública à Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, da Assembleia Legislativa do Estado, para discutir o tema.

ENSINO PRIVADO DO RS
Número de professores: 30.798 mil
Número de instituições: 2.613 (da Educação Infantil a Educação Superior)

Para saber mais da campanha