Sinpro/RS discute salários atrasados desde 2010 com Reitoria da Urcamp

Urcamp | Publicado em 17/03/2011

Na última quarta-feira, 16 de março, ocorreu a reunião da direção do Sinpro/RS com a Reitoria da Urcamp, em Bagé. Representando o Sinpro/RS: os diretores Marcos Fuhr, João Minuzzi, Carmen Barbosa, Fernando Menezes, Maria Lucia Schlitler e o assessor jurídico Henrique Teixeira. Pela Urcamp: a reitora e o vice-reitor, a Comissão Gestora Administrativa, o pró-reitor do campus de Caçapava do Sul e assessoria jurídica da Universidade. A pauta do encontro centrou-se na questão do não-pagamento dos salários atrasados desde 2010 nos campi de Bagé, Caçapava do Sul, São Gabriel, Santana do Livramento, São Borja e Itaqui, além da revisão do Acordo Coletivo de Trabalho.

No início da reunião, os membros da Comissão Gestora Administrativa fizeram uma exposição sobre os números atuais da Urcamp, em termos de alunos, receitas, pagamentos e previsões de fluxo de caixa para o próximo período. Em sequencia, os representantes da Reitoria destacaram não haver perspectivas de retomar o pagamento dos salários atrasados antes de setembro de 2011, ao menos, em Bagé. Foi entregue ao Sindicato, um relatório, como o montante devido a cada professor no campus de Bagé, no que ficou evidenciado o desconhecimento do que é devido nos demais campi. Este posicionamento gerou forte contrariedade dos dirigentes do Sinpro/RS, que destacaram a necessidade de esforços administrativos que viabilizem a definição urgente de um plano de pagamento das pendências salariais em todos os campi. Várias possibilidades foram aventadas e as cogitações ficaram remetidas para análise e estudo. A próxima reunião está agendada para o dia 31 de março.

REUNIÕES – Ao final da tarde, em Bagé, o Sinpro/RS realizou reunião com professores do campus de Bagé, quando houve forte manifestação do expressivo grupo que compareceu ao encontro. Na ocasião, os docentes criticaram a falta de uma política de comunicação da Reitoria com os professores e a intenção de transferir o enfrentamento às pendências salariais para o segundo semestre. Mais tarde, o Sindicato também reuniu-se, em Caçapava do Sul, com professores do campus local. O Sindicato se reunirá também com os professores dos demais campi.