Uergs – Entidades entregam documento que pede ações urgentes

Conjunta com questões que merecem atenção especial e encaminhamentos urgentes em relação à Universidade.

Uergs | Publicado em 06/01/2011

O Sinpro/RS e demais entidades representativas dos professores e técnicos administrativos da Universidade Estadual do RS – Uergs (Aduergs, Asssuergs e Semapi) entregaram na manhã desta quinta-feira, 6 de janeiro, a autoridades, documento elaborado em assembleia conjunta com questões que merecem atenção especial e encaminhamentos urgentes em relação à Universidade.

O Secretário de Ciência e Tecnologia, Cleber Cristiano Prodanov, destacou que a Uergs deve ser pensada de forma que atenda com qualidade o ensino, a pesquisa e a extensão. Acrescentou que o caráter de inovação deve também integrar a Uergs e que o desafio é, até 2016, oferecer quatro mestrados e dois doutorados, ações que não se concretizam sem professores. Para isso, o secretário afirmou que os gestores da Uergs devem apresentar um plano para curto, médio e longo prazos, bem como retomar projetos que foram engavetados no antigo governo, como o Plano de Carreira e concursos. Prodanov ainda ressaltou que, na sua visão, deve-se ter ousadia para pensar a Uergs, o que inclui a possibilidade de articulação e parceria com a capacidade instalada das Universidades Comunitárias e instituições federais para potencializar as ações.

O documento também foi entregue ao deputado estadual Adão Villaverde, que assumiu o compromisso de agilizar todo o processo, especialmente em relação ao Plano de Carreira e à definição de um orçamento mais estável para a Universidade. O deputado concordou que a Uergs deve representar um importante instrumento para o desenvolvimento do Estado.

As reivindicações aprovadas em assembleia são: contratação imediata dos 23 professores já homologados pelo CONSUN; Concursos para os demais professores e técnico-administrativos, devidamente aprovados nas instâncias da UERGS; Aprovação na Assembleia Legislativa do Plano de Carreira que tramita há mais de um ano nas instâncias governamentais (GAE/PGE); Definição em Lei de orçamento próprio, que garanta a autonomia da UERGS; Nomeação dos Diretores de Campus Regionais e Capacitação dos Técnico-Administrativos.

O posicionamento dos docentes e técnicos também será levado ao Secretário de Direitos Humanos, Ministério Público Estadual, Conselhos da ADUERGS e da ASSUERGS, Conselho Estadual de Educação – CEED/RS; Poder Legislativo – Presidente da Assembleia Legislativa e entidades do movimento social.