Uergs: professores definem reivindicações para negociação coletiva

Uergs | Publicado em 10/12/2012

Na quinta-feira, 6, os professores da Uergs reunidos em assembleia geral da categoria definiram a pauta de reivindicações para a negociação coletiva 2013. Ficou estabelecido o percentual de 13% de reajuste salarial, com o objetivo de repor a perda inflacionária do período e manter o padrão salarial do Plano de Carreira em relação às Universidades Federais. Foram renovadas também as reivindicações que constam na pauta histórica e acrescido o pedido de implementação de plano de aposentadoria complementar com participação da Uergs na razão de 4% do salário do professor beneficiário.

Em audiência com as Secretaria de Ciência e Tecnologia, na mesma data, foi reafirmada a necessidade de iniciar o primeiro semestre de 2013 com pelo menos mais 80 professores para garantir o funcionamento mínimo da instituição.

A assembleia ainda deliberou por solicitar audiência junto a Casa Civil para apresentar as questões relativas a Uergs, considerando o fato do último Boletim divulgado pelo Sinpro/RS e Aduergs ter gerado surpresa por parte do Governador do Estado em seu no roteiro pelo interior, quando se deparou com manifestações de alunos e professores. Para a mesma data da audiência,ainda a ser confirmada, será realizado um dia de vigília.

Justiça decide favoravelmente aos professores despedidos em 2007
O Tribunal Regional do Trabalho julgou na sexta-feira, 7, o processo referente aos professores contratados por prazo determinado despedidos em 2007. A Justiça reconheceu o direito dos docentes de receber os valores decorrentes da rescisão, reformando decisão anterior, que considerou sem efeito os contratos realizados. A Procuradoria Geral do Estado poderá recorrer da decisão ao TST.