Manifestação de alunas do Anchieta ganha repercussão

As estudantes querem que a instituição deixe de determinar o que podem vestir dentro do Colégio.

Comunicação Sinpro/RS
Manifestações | Publicado em 24/02/2016


Mobilização de alunas dos ensinos fundamental e médio do Colégio Anchieta, de Porto Alegre, ganhou repercussão na mídia e nas redes sociais nesta quarta-feira, 24 de fevereiro. As estudantes querem que a instituição deixe de determinar o que podem vestir dentro do Colégio.

Na manhã desta quarta, o grupo fez um protesto no recreio, pedindo a liberdade de vestimenta e leram o manifesto do movimento. O abaixo abaixo-assinado virtual contava com mais de 7 mil assinaturas de apoio até as 17h30 de hoje.

“Regras de vestuário reforçam a ideia de que meninas tem que “se cobrir” porque garotos serão garotos; reforçam a ideia de que assediar é da natureza do homem e que é responsabilidade das mulheres evitar esse tipo de humilhação; reforçam a ideia de que as roupas de uma mulher definem seu respeito próprio e seu valor”, destacam no manifesto.

As estudantes do Colégio Anchieta também estão recebendo o apoio de alunas de outras escolas. “O Grêmio Estudantil do Pastor Dohms 2016 apoia totalmente os movimentos do Anchieta e do Americano!”, publicaram os estudantes da página do Grêmio no Facebook.

A direção do Sindicato dos Professores (Sinpro/RS) vê com simpatia a mobilização das estudantes. “Há muito não ocorriam manifestações com este teor de politização nas escolas particulares do Rio Grande do Sul”, destaca Cecília Farias, diretora do Sindicato. “Esta atitude demonstra a capacidade de reflexão e mobilização dessas jovens em torno de suas convicções”.

 

Confira a íntegra o Manifesto das estudantes do Colégio Anchieta e Porto Alegre
e acesse o abaixo-assinado>>>>